O quê são Inlays e Onlays em Odontologia?

Na odontologia estética, inlays e onlays dentais são procedimentos restauradores usados para reparar os dentes posteriores que sofrem de níveis leves a moderados de cárie. Eles também são usados na restauração de quaisquer dentes trincados ou fraturados, caso o dano não seja tão grave, exigindo um procedimento de restauração da coroa dentária.

Inlays e onlays hoje são geralmente feitos de porcelana, resina composta e às vezes o bom ouro velho. Como todos os outros procedimentos dentários estéticos atuais, as obturações para inlays e onlays podem ser feitas de materiais da cor do dente e são frequentemente usados para substituir as obturações de metal.

Inlays

Inlays dentais são usados para tratar dentes cariados ou danificados em suas superfícies superiores dentadas (além de substituir as obturações de metal antigas). O inlay é um preenchimento em que o material utilizado, muito similar à restauração branca comum, é colocado no interior da cavidade dentária. 

O procedimento é simples e é feito em duas sessões. A primeira visita é para fazer a moldagem dos dentes e colocar um inlay provisório. Seu dentista envia sua impressão a um laboratório dentário para fazer um inlay que corresponda às suas especificações dentais pessoais.

A segunda visita é para a remoção do inlay temporário e a colocação do permanente nos dentes. Exceto por alguma sensibilidade leve, você pode ir trabalhar ou retornar às suas outras atividades logo após o processo.

Onlays

Onde os inlays tratam as cáries dentro das cúspides dos dentes (projeções superiores), os onlays dentais são usados para tratar as cáries que se estendem a uma ou mais cúspides. Os onlays também são colocados da mesma maneira que os inlays. A restauração onlay ocorre quando o material é instalado na cavidade do dente e também sobre a superfície dele.

O tratamento funciona de forma muito semelhante aos inlays dentais (duas sessões, moldagem na primeira e colocação definitiva na segunda).

Eles também são criados a partir de materiais da cor dos dentes que os tornam quase indetectáveis a olho nu. Onlays ajudam a conservar mais estrutura dentária porque requerem uma remoção mínima da superfície dentária durante o processo de colagem.

Benefícios

O maior benefício para inlays e onlays é evitar a necessidade de tratamentos mais extensos usando coroas dentárias, pontes dentárias ou implantes dentários caros.

Ao contrário dos antigos recheios de metal, os inlays e onlays não se expandem ou contraem em contato com alimentos quentes ou frios. (Mudanças constantes no tamanho, embora minúsculas, enfraquecem e, eventualmente, fraturam o dente afetado.)

Força e Beleza

Devido à forma como são feitos (com encaixe personalizado), ajudam a fortalecer os dentes em até 75% de sua resistência original. O material durável usado neles os ajuda a durar até 30 anos, muito mais do que a vida útil de recheios regulares.

Além disso, os inlays e onlays dentais podem ser feitos de porcelana durável da cor do dente e oferecem um acabamento muito mais duradouro e natural do que os obturações de metal.

 

Além disso, sua fabricação personalizada permite que os dentistas os colem com segurança à superfície do dente. A ligação adiciona resistência estrutural ao dente e evita que as bactérias entrem e formem cáries novamente.

Custos

Como geralmente é o caso, os custos de incrustações e onlays de porcelana também são variáveis e dependem de alguns fatores – a experiência e especialização do dentista, as despesas do laboratório, o custo dos materiais e outros.

Prevenir cáries por meio da escovação correta dos dentes sempre foi o grito de guerra de mães e dentistas desde então. Felizmente, a ciência desenvolveu a odontologia estética para nos ajudar a travar essa batalha milenar.